EUA acusam governo venezuelano de criar "clima de intimidação e repressão"

Washington, 17 fev (EFE).- O Departamento de Estado dos Estados Unidos acusou nesta quarta-feira o governo da Venezuela de "silenciar" seus opositores e criar um "clima de intimidação e repressão" no país, e pediu a inclusão de todas as partes para "superar os desafios" comuns.

Em comunicado, o porta-voz da diplomacia americana, Mark Toner, afirmou que os Estados Unidos permanecem "preocupados" com as ações do governo venezuelano e pediu "respeito" à vontade do povo, à lei, à separação de poderes e ao processo democrático.

"Preocupam-nos muito as decisões do Supremo venezuelano que limitam a autoridade da recém-empossada Assembleia Nacional, que solaparam a democracia na Venezuela", admitiu Toner.

O Departamento de Estado lembrou que "muitos" líderes civis venezuelanos foram presos "por seus pensamentos políticos", e citou como exemplo o opositor Leopoldo López, que amanhã completará seu segundo ano na prisão.

Os EUA também mencionaram os casos do prefeito metropolitano de Caracas, Antonio Ledezma; do ex-prefeito de São Cristóbal, Daniel Ceballos, e o assalto no fim de semana à residência do prefeito do município de El Hatillo, o líder opositor David Smolansky.

"Unimo-nos a outros países na região e no mundo em seus pedidos de diálogo entre os ramos do governo, para enfrentar os desafios sociais e econômicos vividos pelo povo da Venezuela. A solução requer a inclusão de todas as partes interessadas", opinou Toner.

O comunicado concluiu com o pedido aos dirigentes venezuelanos de "ouvir as vozes diversas da Venezuela e trabalhar juntos para encontrar soluções" ao invés de "suprimir as divergências democráticas e pacíficas para silenciar as vozes opositoras".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos