Francisco diz que amizade entre papa e mulher não deveria assustar

A bordo do avião papal, 18 fev (EFE).- O papa Francisco comentou nesta quinta-feira a divulgação nos últimos dias de uma amizade entre João Paulo II e a filósofa americana de origem polonesa Anna-Teresa Tymieniecka e considerou que a relação não deveria ser vista como tabu pelos fiéis.

"Eu tive conhecimento dessa relação de amizade do e São João Paulo II e esta filósofa quando estava em Buenos Aires. Era uma coisa que era sabida inclusive por seus livros. João Paulo II era um homem inquieto. As pessoas não devem ser se assustar com a amizade de um papa com uma mulher", declarou Francisco entrevista concedida a bordo do avião papal, em viagem do México ao Vaticano.

O líder religioso revelou que quando precisa de um conselho, seja de um colaborador ou um amigo, também gosta de ouvir o parecer de uma mulher. "Elas nos dão muita riqueza e olham as coisas de outro modo", considerou.

"Um papa também tem um coração e pode ter uma amizade sadia com uma mulher. Uma amizade com uma mulher não é pecado. Uma relação amorosa com uma mulher que não seja tua mulher é pecado, mas o papa é um homem que tem necessidade de conhecer o pensamento das mulheres", acrescentou.

Acostumado a apontar falhas na Igreja Católica, Francisco reconheceu que, de uma forma geral, a mulher ainda é marginalizada na instituição.

"Não é preciso se assustar, mas as mulheres ainda não estão bem consideradas na Igreja. Não entendemos o bem que uma mulher pode fazer à vida de um padre e da Igreja, em um sentido de conselho de ajuda, de amizade sadia", destacou.

Um documentário emitido nesta semana pela emissora britânica "BBC" revelou a forte amizade que João Paulo II manteve com Anna-Teresa, que era casada, através de um conjunto de cartas e fotografias arquivadas fora do domínio público na Biblioteca Nacional da Polônia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos