Obama assina lei que impõe novas sanções à Coreia do Norte

Washington, 18 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta quinta-feira uma lei que impõe novas sanções à Coreia do Norte por seu recente lançamento de um foguete espacial, considerado um teste de mísseis encoberto por grande parte da comunidade internacional.

Em comunicado, a Casa Branca informou da promulgação da lei, aprovada no Congresso dos EUA na semana passada quase por unanimidade.

As sanções contempladas na lei incluem o bloqueio de ativos e a imposição de proibições de viagem a qualquer um que se envolva em transações financeiras, que apoiem indústrias norte-coreanas como a nuclear ou armamentista, ou que repercutam de alguma forma em violações aos direitos humanos ou ataques cibernéticos.

A maioria das sanções é de aplicação obrigatória para Obama, em particular as relacionadas com casos de lavagem de dinheiro, violações de direitos humanos e ataques cibernéticos.

No entanto, o presidente tem o poder de abster-se de aplicar as sanções nos casos nos quais considere ameaçada a segurança nacional.

A Coreia do Norte realizou no último dia 6 de janeiro seu quarto teste nuclear e em 7 de fevereiro enviou um satélite ao espaço, algo que a comunidade internacional considera um teste encoberto e ilegal de mísseis de longo alcance.

Após o teste nuclear de janeiro, os EUA enviaram um bombardeiro B-25 à Coreia do Sul e depois do lançamento espacial desdobrou um submarino de propulsão nuclear e novos sistemas de mísseis Patriot, enquanto ambos exércitos intensificaram suas manobras em terra, mar e ar.

O Conselho de Segurança da ONU avalia atualmente que sanções aplicar à Coreia do Norte, levando em conta que após os anteriores testes nucleares e de mísseis já cortou a maioria de seus vínculos econômicos com o exterior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos