Político japonês pede perdão por chamar Obama de "descendente de escravos"

Tóquio, 18 fev (EFE).- Um deputado do partido governante do Japão pediu desculpas após se referir ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como "descendente de escravos negros", segundo publicou nesta quinta-feira a imprensa japonesa.

"Os Estados Unidos têm atualmente um presidente negro. Seus antepassados eram negros, ou seja, ele é descendente de escravos", afirmou ontem em uma sessão da Câmara Alta do Legislativo, Kazuya Maruyama, presidente do Comitê de Justiça do Partido Liberal-Democrata (PLD).

"Quando os EUA foram fundados, ninguém esperava que um negro ou um escravo chegasse à presidência. É um país que passou por uma grande transformação", acrescentou Maruyama durante seu discurso em um painel parlamentar sobre a reinterpretação da Constituição do Japão, que foi citado hoje pela agência de notícias "Kyodo".

Após receber críticas da oposição por suas palavras, o advogado e político de 70 anos convocou uma entrevista coletiva para pedir desculpas.

"Houve uma parte do meu discurso que pode ter sido um mal-entendido. Peço desculpas por isso", disse à imprensa local Maruyama, integrante do partido conservador que é liderado pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

As palavras controvertidas de Maruyama sucedem outros escândalos recentes que afetaram o partido governante e que tiveram grande impacto nos meios de imprensa nacionais.

O ministro da Economia, Akira Amari, renunciou no final de janeiro por um caso de corrupção e, na semana passada, o deputado Kensuke Miyazaki deixou seu cargo ao admitir que manteve uma relação extramatrimonial poucos dias antes de sua mulher dar à luz, e após se tornar o primeiro parlamentar japonês a pedir licença por paternidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos