Capriles insiste em ativar mecanismos para revogar mandato de Maduro

Caracas, 19 fev (EFE).- O duas vezes candidato derrotado à presidência da Venezuela e governador do estado Miranda, o opositor Henrique Capriles, insistiu nesta sexta-feira em ativar mecanismos constitucionais para acabar com o mandato de Nicolás Maduro que, segundo sua opinião, "significa" para o país caribenho "2% de inflação" por cada dia.

"Temos que buscar uma mudança política, para transformar o econômico e o social pela via democrática e constitucional. Chegou o tempo de ativar as mudanças e superar a crise, porque a cada dia de Nicolás no poder significa 2% de inflação", disse Capriles em um comunicado do governo de Miranda.

As declarações repercutem os dados divulgados pelo Banco Central da Venezuela (BCV) ontem da inflação acumulada de 2015, de 180,9%, e da queda de 5,7% do produto interno bruto (PIB).

Capriles iniciou hoje o que definiu como uma "cruzada pelo país", na qual procura ativar os eleitores para um referendo revogatório, para o qual são necessárias quase quatro milhões de assinaturas.

"Nós não queremos que isto termine em um golpe de Estado, nem em uma intervenção militar", indicou o governador em Mérida, por onde iniciou hoje o percurso pelo país.

Capriles considerou que o governo porá obstáculos à mudança política que a oposição vem mobilizando desde a campanha das últimas eleições parlamentares, realizadas em 6 de dezembro, nas quais a aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) conseguiu a maioria na Assembleia Nacional.

"Tenho certeza que os venezuelanos poderão mais unidos. Muitíssima gente que põe a flanela vermelha (cor característica do Governo) vai votar para revogar (o mandato de) Maduro", afirmou, garantindo que em um só dia poderão coletar "os quatro milhões de assinaturas e muito mais".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos