Duplo atentado suicida mata 17 pessoas em Camarões

Yaoundé, 19 fev (EFE).- Pelo menos 17 pessoas morreram esta manhã em um duplo atentado suicida realizado em um mercado perto da cidade de Mora, na região do Extremo Norte de Camarões, informaram nesta sexta-feira à Agência EFE fontes de segurança.

Por volta das 8h40 (horário local, 5h40 em Brasília), dois terroristas aproveitaram que o mercado começava a encher para agir.

Embora o atentado ainda não tenha sido reivindicado por nenhum grupo terrorista, a região do Extremo Norte de Camarões é atacada com frequência pelo grupo islamita radical nigeriano Boko Haram.

Este novo ataque acontece uma semana depois que duas meninas se mataram detonando explosivos em um funeral em Nguetchéwé, também nessa região do país, atentado no qual morreram outras oito pessoas.

Nos atentados cometidos por menores de idade, as forças de segurança camaronesas trabalham com a hipótese de que o Boko Haram utiliza a crianças e adolescentes para que carreguem explosivos com ameaças e enganos, e que é um miliciano do grupo que detona a bomba à distância.

Desde o início de 2016, Camarões sofreu mais de 30 ataques terroristas realizados pelo Boko Haram, segundo os números do governo local.

Após o início das operações da força multinacional regional contra o Boko Haram, os jihadistas nigerianos aumentaram os ataques suicidas em torno ao lago Chade, uma região difícil de controlar por causa da porosidade das fronteiras entre Nigéria, Camarões, Chade e Níger.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos