Hollande ajudará a Cameron a permanecer na UE "contanto que a Europa avance"

Paris, 19 fev (EFE).- O presidente da França, François Hollande, declarou nesta sexta-feira que está disposto a ajudar o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, para que o Reino Unido permaneça na União Europeia (UE), "mas não sob qualquer condição".

"Farei o que for necessário para que possamos manter o Reino Unido na Europa, mas contanto que a Europa avance", disse à emissora "France Inter" de Bruxelas, onde participa da cúpula comunitária dedicada ao depósito compulsório britânico na UE e à crise dos refugiados.

Hollande disse estar confiante em alcançar um compromisso e admitiu que, embora "a negociação não seja fácil", não pode haver "regras particulares".

O governante acrescentou que "falta um projeto para a Europa" e que é justamente quando isso acontece ou deixa de ser compartilhado que cada país pensa em seus próprios interesses.

O chefe do Estado francês advertiu que não se pode permitir que os interesses do Reino Unido sejam levados em conta "em detrimento dos europeus", ao dizer que não se pode aceitar que Londres "tenha direito de veto sobre o que fazemos", nem regras de supervisão e mecanismos de controle diferentes.

Hollande garantiu que, caso o Reino Unido fique ou não na UE, ele vai tomar iniciativas "para que a zona do euro seja mais forte e dinâmica".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos