Palestino morre após tentar atropelar soldados israelenses

Jerusalém, 19 fev (EFE).- Um palestino que tentou atropelar um grupo de soldados israelenses foi morto a tiros pelos mesmos quando repeliam a tentativa, que aconteceu nesta sexta-feira na cidade cisjordaniana de Silwad, informou o Exército israelense em comunicado.

"Um agressor tentou jogar seu veículo contra um grupo de soldados que estavam no lugar. Os soldados responderam à ameaça e dispararam contra o agressor, que foi morto", explica a nota do Exército

Meios de comunicação israelenses mostraram a imagem de um carro utilitário branco batido em um 4x4 militar com as janelas reforçadas com grades.

Este incidente ocorreu depois de outro ataque registrado esta manhã no Portão de Damasco, uma das entradas à velha cidadela amuralhada de Jerusalém, no qual forças israelenses mataram um palestino que esfaqueou e feriu dois soldados da Guarda de Fronteiras destacados na zona, que se transformou em foco dos ataques palestinos contra israelenses na cidade.

Ontem houve outro ataque, em um supermercado na zona industrial de Shaar Binyamin, uma colônia judia na Cisjordânia, no qual um soldado israelense de 21 anos que estava nesse momento fora de serviço morreu e outro israelense de 36 ficou ferido ao serem repentinamente esfaqueados por dois adolescentes palestinos de 14 anos, que foram feridos e detidos.

Estes fatos se emolduram em uma onda de violência que atinge Israel e Palestina desde o começo de outubro e que deixou 30 vítimas mortais israelenses em ataques palestinos, às quais se somam dois estrangeiros e um palestino.

Neste período morreram 180 palestinos, cerca de dois terços deles ao perpetrar ou tentar perpetrar ataques ou supostos ataques contra israelenses e o resto em enfrentamentos com as forças de segurança.

Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores israelense, nos últimos cinco meses, agressores palestinos realizaram ou tentaram realizar 180 esfaquementos, 74 ataques com disparos e 38 atropelos propositais, dados que as autoridades palestinas contestam.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos