Promotoria belga anuncia que encontrou corpo de jovem espanhol desaparecido

Bruxelas, 19 fev (EFE).- A Promotoria de Antuérpia confirmou nesta sexta-feira que o corpo encontrado no dia 11 de fevereiro no rio Escalda pertence a Hodei Egiluz, o jovem basco de 23 anos que sumiu em outubro de 2013 nessa cidade belga, disseram à Agência Efe fontes do Ministério Público.

"Os testes de DNA permitiram confirmar que o corpo achado no dia 11 é de Hodei Egiluz", disseram as fontes.

O corpo foi achado após os trabalhos realizados em Kattendijkdok, uma zona de píer do rio, mas a identificação não foi possível de maneira imediata, somente através dos testes de DNA.

O estado de decomposição do corpo dificultou a extração de DNA que serviria para comparar com as amostras.

As fontes não quiseram dar mais declarações, mas torcem para que a família possa ter a "calma e serenidade" necessárias para lidar com esta notícia.

A família de Hodei deve oferecer esta tarde uma entrevista coletiva em Antuérpia.

Hodei, original de Galdakao (Vizcaya) se mudou para Antuérpia em abril de 2013 para prestar serviços à empresa local Createlli, que em junho deste mesmo ano lhe ofereceu um contrato de trabalho.

O jovem foi dado como desaparecido em 19 de outubro, quando depois de ter saído com amigos, se despediu de um deles para retornar para casa.

Sabe-se que Hodei Egiluz foi assaltado duas vezes nessa noite, mas as circunstâncias que rodeiam seu desaparecimento seguem sem serem esclarecidas.

Os familiares e amigos de Hodei realizam há dois anos uma intensa campanha para encontrar o jovem e solicitaram às autoridades belgas, espanholas e europeias que continuassem com a busca.

A Promotoria de Antuérpia informou em outubro sobre o fechamento da investigação do caso e pediu ao tribunal dessa cidade que julgue os quatro suspeitos der participação em dois assaltos ao jovem, mas as fontes especificaram hoje que as investigações "continuam para determinar as circunstâncias exatas da morte".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos