Al Qaeda toma controle da cidade de Ahwar, no sul do Iêmen

Sana, 20 fev (EFE).- Membros da organização Al Qaeda tomaram neste sábado o controle da cidade litorânea de Ahwar, na província sulina de Abian, após enfrentamentos com milicianos tribais aliados ao governo iemenita, informaram testemunhas à Agência Efe.

Moradores da região disseram que os terroristas controlam totalmente a cidade, localizada na estrada que une a cidade de Aden, sede provisória do governo do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi, com as províncias de Shebua e Hadramut, redutos da Al Qaeda.

"Os membros da Al Qaeda se espalharam (por Ahwar) e montaram postos de controle na estrada que atravessa o centro da cidade" de 10.000 habitantes, explicou Mubarak, que pediu para ser identificado apenas por seu primeiro nome.

Mubarak acrescentou que os combatentes percorrem as ruas da cidade com veículos equipados com metralhadoras e levam as bandeiras pretas da organização.

Os moradores relataram que, nesta madrugada, os terroristas enfrentaram milicianos tribais encarregados pelo governo da segurança de Ahwar e conseguiram matar três deles, antes que os demais fugissem.

Ao tomar o controle de Ahwar, Al Qaeda amplia sua presença no sul do Iêmen, após impor seu domínio sobre Zinyibar, capital da província de Abian, e Al Mukala, centro administrativo da região de Hadramut.

No último dia 1º de fevereiro, combatentes da Al Qaeda na Península Arábica (AQPA) retomaram o controle da cidade de Azzan, seu principal reduto na província de Shebua, no sudeste do país.

A organização aproveitou a deterioração da segurança para expandir-se nas áreas do sul do Iêmen, que foram recuperadas nos últimos meses pelas forças leais a Hadi após expulsar os rebeldes houthis.

Al Qaeda no Iêmen é considerada pelos EUA como um dos braços mais perigosos e ativos da rede terrorista internacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos