Vitória de Hillary e saída de Jeb Bush dão nova cara às primárias nos EUA

Alfonso Fernández.

Washington, 21 fev (EFE).- O caucus democrata em Nevada e as primárias republicanas na Carolina do Sul se saldaram no sábado com as vitórias de Hillary Clinton e Donald Trump e serviram para dar uma nova cara à corrida pela Casa Branca, com a esperada desistência de Jeb Bush.

Além dos triunfos de Trump e Hillary, em ambos casos esperados - embora no caso da democrata tenha sido mais apertado que o previsto -, a grande notícia foi a saída de Jeb Bush, considerado o favorito no início da disputa dos republicanos.

Visivelmente emocionado, Bush anunciou perante seus eleitores na Carolina do Sul sua decisão de retirar-se das primárias ao reconhecer os maus resultados nas três primeiras votações: Iowa, New Hampshire e o estado sulista, onde ontem conseguiu apenas 8% dos votos.

O certo é que o irmão e filho de ex-presidentes nunca encontrou lugar em uma surpreendente campanha na qual são os candidatos menos convencionais, e mais afastados da ala tradicional do Partido Republicano, os que conquistaram o respaldo dos eleitores, como o polêmico magnata nova-iorquino Donald Trump.

"Me nego a me deixar levar pelos ventos políticos", acrescentou o ex-governador da Flórida, que foi o pré-candidato que mais dinheiro gastou até agora na campanha.

Trump, que obteve uma confortável vitória na Carolina do Sul pouco depois de triunfar previamente em New Hampshire, só teve palavras elogiosas para Bush hoje, mas ressaltou que tinha se candidatado no ano errado.

"Jeb lutou muito duro. Não era seu momento, isso é tudo. É uma pessoa extremamente capaz. Simplesmente não era seu momento. Acho que há quatro anos ele teria vencido", afirmou o magnata em entrevista à emissora "CNN".

Com a saída de Bush, a corrida republicana fica reduzida a três candidatos com possibilidades reais: Trump; o senador pelo Texas, Ted Cruz, e Marco Rubio, senador pela Flórida.

Cruz conseguiu vencer o cáucus de Iowa, mas não conseguiu na Carolina do Sul, um estado com uma forte base evangélica e um de seus pontos fortes, consolidar sua posição e acabou ficando em terceiro lugar.

A segunda posição ficou com Rubio, que não conseguiu ganhar nenhuma das três primárias, mas se manteve como um rival a ser respeitado, em representação da ala mais moderada do partido.

A incógnita agora é ver para onde vão os votos e os enormes recursos financeiros que tinham apoiado Jeb Bush até agora, e que se fossem para Rubio representariam um enorme respaldo à candidatura do jovem senador filho de emigrantes cubanos.

O circo político americano não descansa nesse ano eleitoral, e em dois dias, na terça-feira, os candidatos republicanos disputarão o caucus de Nevada, no qual Trump aparece de novo com vantagem nas pesquisas.

Ontem à noite em Nevada, no lado democrata, a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, obteve uma importante vitória frente a seu rival, o senador por Vermont Bernie Sanders, que se define como "socialista democrata".

Após uma vitória muito apertada em Iowa e uma contundente derrota em New Hampshire, Hillary precisava ratificar sua solidez e condição de favorita em um estado como Nevada, com abundante população latina, um dos grupos onde conta com maior respaldo.

Apesar da derrota, Sanders consegue manter um inesperado bom desempenho, conquistado especialmente entre os setores mais jovens da população, e impôs à ex-primeira-dama uma batalha mais dura que a prevista.

A próxima disputa democrata será na Carolina do Sul, onde Hillary parte de novo com vantagem nas pesquisas, mas a grande prova de fogo será a chamada Super Terça do dia 1º de março.

Nessa data são realizadas primárias democratas em 11 estados: Alabama, Arkansas, Colorado, Geórgia, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Texas, Vermont, e Virgínia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos