Política e ativista tribal indiana é atacada com ácido no rosto

Nova Délhi, 22 fev (EFE).- Uma política e ativista indiana envolvida na defesa das comunidades tribais, Soni Sori, foi atacada por vários desconhecidos que jogaram uma substância química em seu rosto, em Chhattisgarh, conflituosa região oriental da Índia, informou nesta segunda-feira uma fonte oficial à Agência Efe.

"Ela não é capaz de falar direito nem de abrir os olhos, mas felizmente não perdeu a visão", afirmou Dilip Pandey, porta-voz do Partido do Homem Comum (AAP), o mesmo de Sori.

A política foi atacada na noite de sábado no estado de Chhattisgarh por três desconhecidos, que a atacaram com "um tipo de químico" quando voltava de moto para sua casa. Ela foi levada ontem à noite para Nova Délhi, onde foi internada em um hospital.

A ativista tem "queimaduras na pele e muita dor", e segundo o último boletim médico deverá permanecer hospitalizada "entre duas e três semanas", explicou Pandey.

O porta-voz do AAP revelou que Sori estava há um tempo "acompanhando uma série de casos de abusos da polícia" na região quando o ataque aconteceu, e que pouco antes tinha recebido ameaças por telefone contra ela e seus filhos se não deixasse as investigações.

Chhattisgarh é uma das regiões mais conflituosas da Índia, e está dentro do chamado "cinturão vermelho", no centro e no leste do país, onde está ativa a guerrilha naxalita, que pretende impor uma revolução agrária de corte maoísta.

Em 2011, Sori, professora de profissão, foi detida em Nova Délhi e transferida depois para uma delegacia em Dantewada, Chhattisgarh, acusada de ser intermediária entre os maoístas e uma multinacional que queria explorar os recursos naturais da região.

Sori denunciou depois que durante sua detenção foi estuprada e torturada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos