Ban Ki-moon diz que presidente do Burundi aceita retomar diálogo com oposição

Bujumbura, 23 fev (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta terça-feira que o presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, se comprometeu a retomar um "diálogo inclusivo" com a oposição e se mostrou "satisfeito" com a pré-disposição mostrada pelo líder burundinês.

Ban, que manteve um encontro de uma hora com Nkurunziza, elogiou também sua promessa de "redesenhar a paisagem midiática, suspender algumas ordens de detenção e libertar 2 mil detidos", decisões que poderiam contribuir para devolver a paz no país após meses de violência.

No entanto, o secretário-geral da ONU também criticou o governo burundinês, ao lembrar que "as detenções políticas, a violência, a impunidade e a instabilidade têm consequências humanitárias profundas" e advogou por responder à crise com "ações comuns e diplomacia preventiva".

Já Nkurunziza reafirmou sua intenção de participar "em um diálogo interno", embora tenha dito que as conversas de paz estão fechadas para "aqueles que perturbam a paz".

O presidente burundinês acusou mais uma vez Ruanda de interferir nas resolução do conflito e garantiu que o país vizinho é um "perigo" para a paz e que tem provas para demonstrar.

Ban Ki-moon aterrissou ontem à tarde na capital, Bujumbura, onde foi recebido pelo vice-presidente do país, Gaston Sindimwo, para impulsionar o diálogo entre o governo e a oposição.

O Burundi está imerso em uma grave crise política -que deixou mais de 400 mortos e 240 mil deslocados- desde abril de 2015, quando Nkurunziza anunciou que concorreia pela terceira vez às eleições, algo proibido pela Constituição e que viola os acordos que acabaram com uma longa guerra civil em 2005.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos