Batalha contra o EI em Derna mata seis soldados das forças de Trípoli

Trípoli, 23 fev (EFE).- Um total de seis milicianos das forças afins ao governo de Trípoli morreram em combates contra a braço líbio do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na cidade oriental de Derna, reduto desse grupo terrorista, informou nesta terça-feira essa força em comunicado divulgado pela agência oficial "WAL".

"Perdemos seis dos jovens da cidade depois da cruel batalha que explodiu ontem e durou sete horas", precisou a força chamada "Maylis al Shura e Zuar de Derna".

Segundo a mesma, os soldados de dita força conseguiram destruir três tanques blindados do EI quando os jihadistas trataram de avançar rumo à cidade montanhosa de Al Fatayah, ao sudeste de Derna.

Em contrapartida, as milícias dirigidas pelo governo de Trípoli mataram durante essa batalha um "líder" do EI, chamado Meftah Abu Faray, conhecido como Abu Busair al Libbi, acrescentou a fonte.

O grupo jihadista controla as cidades de Derna, vizinha ao Egito, e de Sirte, seu principal reduto no litoral do Mediterrâneo, e conseguiram se estabelecer em localidades do oeste como Sabrata, a meio caminho entre a capital e a fronteira com a Tunísia.

Na quinta-feira passada, o primeiro-ministro do governo de Trípoli, Khalifa al Gawil, ordenou a todas as forças armadas líbias combater o grupo jihadista na cidade de Sirte (nordeste) e dirigir-se "rapidamente" para essa cidade para trabalhar conjuntamente em conter o avanço dos jihadistas no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos