Operação policial no sul do Paquistão deixa ao menos 12 insurgentes mortos

Islamabad, 23 fev (EFE).- Pelo menos 12 insurgentes morreram e quatro policiais ficaram feridos em uma operação das forças de segurança do Paquistão nas cercanias da cidade de Karachi, no sul do país, informou nesta terça-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

A operação aconteceu na segunda-feira pela noite no distrito de Pipri, a 50 quilômetros de Karachi, quando a polícia entrou em um apartamento usado por membros da Al Qaeda no Subcontinente Indiano e do grupo sunita Lashkar-e-Jhangvi (LeJ), disse o policial que liderou a operação, Rao Nawaz.

O enfrentamento entre os insurgentes e as forças de segurança durou cerca de duas horas.

Entre os insurgentes, oito morreram na residência, onde foram encontrados coletes com explosivos, granadas, metralhadoras e uniformes militares, enquanto os outros quatro conseguiram escapar e foram abatidos a cerca de dez quilômetros do imóvel. Além disso, um insurgente foi detido.

Em Karachi, a cidade mais populosa e centro financeiro do país, o exército paquistanês deteve 12 mil supostos insurgentes, incluídos 97 membros da Al Qaeda e do LeJ, em uma operação militar iniciada em setembro de 2013.

A isso se soma uma operação do exército nas regiões tribais do Waziristão do Norte e Khyber, na qual morreram 3.500 supostos insurgentes desde junho de 2014.

Essas operações militares, que continuam em andamento, debilitaram o principal grupo talibã do país, o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), e reduziram o número de civis mortos em ataques insurgentes para 940 em 2015, o número mais baixo em oito anos, segundo a organização Portal de Terrorismo do Sul da Ásia (SATP, sigla em inglês).

Os dados do exército não foram verificados de forma independente devido ao bloqueio informativo nas regiões tribais e porque o governo proibiu a divulgação de informações sobre a atividade de grupos insurgentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos