Rússia entregou a EUA dados para linha direta de comunicação do cessar-fogo

Moscou, 23 fev (EFE).- A Rússia entregou nesta terça-feira aos Estados Unidos os dados de contato para estabelecer uma linha direta de comunicações parao cessar-fogo na Síria, que deve começar na meia-noite do próximo dia 27, informou o Ministério de Defesa russo.

A criação dessa linha de comunicação direta é um dos pontos previstos no acordo de cessação de hostilidades anunciado ontem pelos dois países.

"De acordo com as ordens dos presidentes da Rússia e dos Estados Unidos sobre os resultados de sua conversa telefônica de ontem, 22 de fevereiro, demos aos americanos os dados de contato das linhas de comunicação, básica e de reserva, tal como previsto no acordo", afirmou um comunicado do departamento.

Para isso, um representante de defesa da Embaixada dos Estados Unidos em Moscou foi convocado hoje ao Ministério da Defesa russo.

"Esperamos que possamos receber o mais rápido possível informação análoga sobre os dados de contato da parte dos EUA", acrescentou o comunicado.

A trégua estipulada pela Rússia e pelos EUA entre o regime de Damasco e a oposição síria exclui os grupos jihadistas como o Estado Islâmico (EI) e a Frente al Nusra.

Ontem, Putin afirmou que essas "organizações terroristas, reconhecidas como tais pelo Conselho de Segurança da ONU, serão completamente excluídas da cessação de fogo. Os ataques contra eles vão continuar".

O Ministério russo também informou hoje que começou a funcionar um centro de coordenação para a reconciliação das partes em conflito, que opera na base aérea russa de Khmeimim.

"Os representantes dos grupos armados na Síria que decidirem cessar suas ações armadas e começar as negociações de paz poderão se dirigir nas 24 horas do dia ao centro de coordenação em um único número de telefone, onde se dará toda a ajuda necessária para que possam contatar as autoridades sírias", explicou o porta-voz da Defesa, general Igor Konashenkov.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos