África do Sul retirará seus boinas azuis de Darfur, no Sudão

Johanesburgo, 24 fev (EFE).- A África do Sul retirará suas tropas alocadas desde 2008 na região de Darfur, no Sudão que fazem parte da missão da União Africana e da ONU na região (Unamid), informou o governo sul-africano nesta quarta-feira.

O gabinete do presidente sul-africano em um comunicado que a retirada dos 809 militares desdobrados em Darfur começará em abril, mas não informou dos motivos para a decisão.

Desde que foi estabelecida, em 2007, a Unamid tem como mandato a proteção de civis e contribui para manter a segurança das operações de ajuda humanitária, além de verificar o cumprimento dos acordos assinados entre o governo e os rebeldes.

Em junho de 2015, o governo sul-africano se viu envolvido em uma grande polêmica, por não deter o presidente do Sudão, Omar Hassan Ahmad al-Bashir, reivindicado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) pelo crime de genocídio em Darfur, durante sua visita à África do Sul para participar de uma cúpula da UA.

A imprensa sul-africana denunciou então que o exército sudanês tinha ameaçado atacar posições dos boinas azuis sul-africanos se o governo de Zuma não permitisse o retorno de Bashir ao Sudão, o que foi negado pelas autoridades sul-africanas.

Por não prender Bashir, Zuma violou as obrigações da África do Sul como país signatário do tratado constitutivo do TPI, decidiu a justiça sul-africana.

A missão da Unamid conta com 20 mil soldados, policiais e funcionários de distintas nacionalidades, e sofreu vários ataques e sequestros.

Darfur enfrenta desde 2003 um conflito entre movimentos rebeldes e o exército sudanês, que causou mais de 300 mil mortes e obrigou a 2,7 milhões de pessoas a abandonar suas comunidades de origem, segundo dados da ONU.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos