Cuba e UE manterão nova rodada de negociações no começo de março em Havana

Havana, 24 fev (EFE).- Cuba e a União Europeia (UE) sustentarão nos dias 3 e 4 de março em Havana a sétima rodada de conversas para um acordo de diálogo político e cooperação, que negociam desde abril de 2014, informou em comunicado a delegação europeia na ilha.

Como nas rodadas anteriores, liderarão as negociações o secretário-geral adjunto para Assuntos Econômicos e Globais do Serviço Europeu de Ação Exterior delegação da UE, Christian Leffler, e o vice-ministro de Relações Exteriores da ilha, Abelardo Moreno.

"Durante o encontro serão abordados os artigos pendentes dos capítulos de diálogo político e cooperação, assim como as disposições institucionais e provisões gerais do acordo", indica o comunicado.

Nos dias 1 e 2 de dezembro as partes realizaram a sexta rodada de negociações em Bruxelas, na qual fecharam o capítulo do acordo sobre comércio e cooperação econômica, por isso que agora se centrarão nos temas políticos, com os direitos humanos como o mais sensível.

Cuba é o único país da América Latina com o qual o bloco comunitário não tem um acordo bilateral, algo que as partes esperam resolver antes de fim deste ano.

A assinatura desse acordo procura também superar a "posição comum", a restritiva política da UE vigente desde 1996 que foi impulsionada pelo então chefe do Governo da Espanha, José María Aznar (direita), que condicionava o diálogo com a ilha a avanços em matéria de direitos e liberdades.

No entanto, essa política não impediu que, desde 2008, quando foram retomados os contatos com Cuba, a metade dos países do bloco tenham assinado acordos bilaterais de cooperação e a UE tenha destinado US$ 110 milhões de ajuda à ilha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos