Duplo atentado suicida contra mesquita xiita mata 7 pessoas em Bagdá

Bagdá, 25 fev (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram e outras 31 ficaram feridas nesta quinta-feira em um duplo atentado suicida contra uma mesquita xiita de um bairro do noroeste da capital iraquiana, Bagdá, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

O ataque foi realizado por dois terroristas que detonaram coletes de explosivos consecutivamente junto ao muro da mesquita Al Rasul al Azam, situada no bairro Al Shula, de maioria xiita.

Os feridos, entre os quais há alguns em estado grave, foram internados em um hospital dessa mesma região.

O atentado causou danos na mesquita e lojas próximas, além do incêndio de vários veículos.

Há várias semanas que Bagdá não era palco de ataques suicidas ou grandes atentados, devido às extremas medidas de segurança impostas pelas autoridades.

Por outra parte, uma fonte da polícia da província de Saladino, cerca de 160 quilômetros ao norte de Bagdá, informou que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) incendiou quatro poços de petróleo de Tikrit, capital provincial.

Os jihadistas conseguiram infiltrar-se nas jazidas de Alas e Oyeil e incendiaram os quatro poços, localizados cerca de 40 quilômetros ao leste de Tikrit.

O ataque causou um enorme incêndio e uma nuvem de fumaça que se estendeu em dezenas de quilômetros.

Os campos de Alas e Oyeil são considerados muito importantes por conter reservas estimadas em três bilhões de barris de petróleo.

Antes que o EI tomasse o controle dessas jazidas em junho de 2014, elas produziam 35.000 barris diários.

As tropas iraquianas recuperaram essas instalações e a maioria de Saladino, incluindo Tikrit, em março de 2015, mas os jihadistas ainda têm capacidade para lançar ataques como os de hoje.

Em junho de 2014, o EI dominou amplas áreas do Iraque e declarou um califado nos territórios que controla neste país e na vizinha Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos