Topo

Romney acusa Trump, sem apresentar provas, de mentir sobre suas finanças

Donald Trump é o favorito para representar o Partido Republicano na eleição presidencial - Ethan Miller/Getty Images/AFP
Donald Trump é o favorito para representar o Partido Republicano na eleição presidencial Imagem: Ethan Miller/Getty Images/AFP

Em Washington

25/02/2016 03h16

O candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais de 2012 nos Estados Unidos, Mitt Romney, insinuou nesta quarta-feira (24) que o magnata e favorito segundo as pesquisas a sucedê-lo no pleito de 2016, Donald Trump, mentiu sobre suas finanças pessoais, mas não apresentou nenhum tipo de prova.

"Temos boas razões para crer que há uma bomba na declaração de impostos de Donald Trump", disse em entrevista ao canal "Fox News" Romney, que perdeu as eleições de 2012 para o presidente Barack Obama por uma diferença de 5 milhões de votos.

"Talvez ele não seja tão rico como diz que é, ou não pagou os impostos que esperaríamos que tivesse pagado ou, talvez, não doou dinheiro aos veteranos e aos deficientes físicos como nos disse que fez", disse o ex-candidato, sem especificar em nenhum momento algum indício que comprovasse suas insinuações.

Após sua ampla vitória de ontem no caucus (assembleias populares) de Nevada, Trump lidera a corrida republicana para a indicação com três vitórias nos quatro primeiros estados a votar no processo de primárias, e as pesquisas são favoráveis ao magnata em mais de dez estados que realizarão suas prévias na próxima semana, na chamada "Super Terça".

O ataque de Romney é similar a um do qual ele mesmo foi vítima durante sua campanha em 2012, quando o então líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, o acusou publicamente, e também sem apresentar qualquer prova, de não ter pagado seus impostos durante uma década.

Trump respondeu às palavras de Romney através do Twitter, onde disse que o ex-candidato "arruinou" uma eleição que "deveria ter vencido" em 2012, afirmou que sua declaração de impostos "o fez parecer um tolo" e o acusou de "estar tentando parecer durão agora".