Suposto comandante e 2 integrantes do EI são detidos no oeste da Líbia

Trípoli, 25 fev (EFE).- As forças especiais ligadas ao governo de Trípoli, na Líbia, detiveram um suposto comandante do Estado Islâmico (EI) no país e dois integrantes do grupo terrorista na província de Sabratah, a meio caminho entre a capital e a fronteira com a Tunísia, informou nesta quinta-feira à Agência Efe uma fonte de segurança.

Segundo essa fonte, Mohammed Saad al Tayuri, conhecido como "Abu Sulaiman", foi detido junto com seu braço direito Salem Al Ammari, também chamado de "Abu Zaid", e Abu Hamza al Tayuri, o homem que se ocupava de escondê-los e de lhes dar cobertura.

Todos eles foram pegos em uma casa nos arredores da cidade de Tayuraa, no caminho de Trípoli, quando se preparavam para se deslocar à cidade de Sabratah, um posto avançado dos jihadistas no oeste da Líbia.

A cidade é cenário de combates entre as milícias ligadas ao governo em Trípoli e os jihadistas desde que aviões de combate americanos bombardearam há uma semana dois de seus edifícios e mataram 50 pessoas, entre elas dois diplomatas sérvios que tinham sido sequestrados meses atrás.

De acordo com as autoridades militares norte-americanas, o alvo do ataque era um conhecido líder jihadista tunisiano, vinculado ao EI, e que é acusado de planejar dois dos três atentados que a Tunísia sofreu em 2015.

Ainda não se sabe se o citado jihadista morreu ou sobreviveu ao ataque.

Na terça-feira, pelo menos 23 milicianos das forças ligadas ao governo de Trípoli morreram em um ataque lançado pelo EI contra a sede da direção de segurança.

Segundo informou à Efe uma fonte de segurança, os jihadistas investiram contra a brigada de segurança no meio da noite e degolaram 12 milicianos das forças "Zuar al Medina" (milicianos da cidade), aliadas do governo.

"Outros cinco milicianos morreram enquanto tentavam repelir o ataque", detalhou a fonte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos