Topo

Avião com 11 pessoas cai no Nepal, o 2º acidente aéreo no país nesta semana

Nepaleses observam destroços de aeronave que caiu no distrito de Kalikot, no Nepal - Kamal Shahi/AFP
Nepaleses observam destroços de aeronave que caiu no distrito de Kalikot, no Nepal Imagem: Kamal Shahi/AFP

Em katmandu

26/02/2016 06h42

Um avião com 11 ocupantes, dos quais nove eram passageiros e dois, integrantes da tripulação, caiu nesta sexta-feira (26) na região do Himalaia, no Nepal, o segundo acidente aéreo no país registrado esta semana, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

A aeronave decolou do aeroporto da cidade de Nepalgunj, no noroeste do país, por volta das 12h15 locais (3h30 de Brasília), e caiu em Chilkhaya, no distrito de Kalikot.

Segundo o chefe de governo do distrito, Bishnu Prasad Neupane, o acidente ocorreu quando a aeronave estava aterrissando no aeroporto de Chilkhaya.

Um porta-voz da polícia do Nepal, Madhav Raj Joshi, explicou que o avião se dirigia à cidade de Jumla, mas teve que desviar sua rota para Chilkhaya devido "a um problema técnico".

"As equipes de resgate da polícia e do exército ainda não chegaram ao local" do acidente, informou o porta-voz.

Este é o segundo acidente aéreo de importância esta semana no Nepal.

Na quarta-feira, um bimotor com 20 passageiros e três tripulantes também caiu no Himalaia nepalês, o que causou a morte de todas as pessoas a bordo, entre elas duas crianças, um turista chinês e outro kuwaitiano.

Na última década, pelo menos sete acidentes de aviões de pequeno porte ocorreram no Nepal com 125 mortos, muitos deles turistas que visitavam o país montanhoso encravado na cordilheira do Himalaia.

A União Europeia proibiu em 2013 os voos das companhias aéreas nepalesas para aeroportos europeus.