Topo

Egito e Cazaquistão anunciam ampliação de cooperação bilateral

26/02/2016 12h50

Astana, 26 fev (EFE).- O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, e o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, concordaram nesta sexta-feira em estreitar a cooperação bilateral nos setores de segurança, comércio, energia e agricultura.

"Manifestamos nosso desejo de dirigir todos nossos esforços contra o desenvolvimento da islamofobia, que vai contra nossa religião", disse Nazarbayev em entrevista coletiva conjunta após a reunião com Sisi.

"Estamos dispostos a colaborar estreitamente na luta contra o terrorismo internacional, o extremismo religioso e outros delitos", acrescentou.

Segundo Nazarbayev, os dois líderes também definiram cooperar no campo da energia nuclear com fins pacíficos, estabelecer relações de longo prazo no âmbito da agricultura e aumentar os laços comerciais.

"Nós apoiamos a intenção do Cairo de criar um zona de livre-comércio com a União Econômica Euroasiática, e o projeto chinês da 'Nova Rota da Seda' é uma meta muito grande para unir Cazaquistão e Egito", disse.

No âmbito da agricultura, Nazarbayev explicou que seu país espera aumentar as exportações de grãos ao Egito.

"O Egito é um país que compra muito grão e Cazaquistão é um dos principais exportadores de cereais. Entre 2006 e 2010, o Cazaquistão exportou um milhão de toneladas de grão ao Egito. Vamos continuar o desenvolvimento nesta direção", afirmou.

Após a reunião dos presidentes, foi assinado o acordo de participação do Egito na EXPO 2017 de Astana.

"O lema da exposição, 'A energia do futuro', é muito relevante para o Egito e coincide com a estratégia do governo de desenvolver o setor energético", afirmaram os presidentes em uma declaração conjunta.

Sisi chegou hoje a Astana para uma visita oficial que faz parte de uma viagem pela Ásia, que inclui também Japão e Coreia do Sul.

O Egito foi um dos primeiros países a reconhecer a independência do Cazaquistão, e a relação diplomática entre os dois países remonta a 1991.