Topo

Sourcefabric e EFE desenvolvem sistema de narração ao vivo com Google DNI

26/02/2016 11h57

Madri, 26 fev (EFE).- Desenvolver um "ecossistema de coberturas ao vivo" é o objetivo do projeto "The live coverage ecosystem" que será desenvolvido conjuntamente pela Sourcefabric e pela Agência EFE dentro da "Digital News Initiative" do Google (Google DNI).

O projeto foi escolhido para receber financiamento da DNI na categoria de projetos intermediários na primeira rodada de seleção de propostas de inovação jornalística, que foi divulgada nesta sexta-feira.

"O Ecossistema de cobertura ao vivo", que tem a Sourcefabric como sócio tecnológico principal, procura promover um consórcio de meios que aproveite as oportunidades de negócio de jornalismo digital no que se refere à cobertura de histórias midiáticas em tempo real.

De acordo com as bases da iniciativa, o software utilizado na plataforma será de código aberto, de modo que as organizações que o utilizarem poderão adaptá-lo às suas necessidades.

Esta iniciativa de parceria jornalística em nível europeu se estenderia a outras organizações do setor além das agências de notícias.

Mediante esta tecnologia, buscam impulsionar um mercado "online" para coberturas em tempo real, ao qual poderiam ter acesso outros meios para melhorar suas transmissões ao vivo.

Outro dos objetivos do projeto é fomentar conteúdos jornalísticos de maior qualidade e, além disso, os meios que participarem da plataforma poderão lucrar com seus conteúdos com novas fórmulas, em um mercado informativo como o atual, no qual a internet e as novas tecnologias estão mudando tudo.

O projeto da Sourcefabric e da EFE foi escolhido entre os mais de 1.200 que foram apresentados para concorrer à primeira fase de financiamento, a cargo do Fundo para Inovação do Google dentro do programa DNI, que distribuirá 150 milhões de euros (R$ 660 milhões) em três anos, para promover um jornalismo inovador e de qualidade na Europa.

Foram selecionadas nesta primeira rodada 128 iniciativas, procedentes de 23 países europeus, e que dividirão um total de 27 milhões de euros.

A DNI conta com três categorias de financiamento: projetos protótipo (até 50 mil euros), projetos médios (até 300 mil euros de financiamento) e grandes projetos (até um milhão).