"Jesus também tinha dois pais": campanha pró-adoção gay em Portugal polemiza

Em Lisboa

  • Twitter/Reprodução

    "Jesus também tinha dois pais", diz cartaz que celebra aprovação da adoção por casais gays

    "Jesus também tinha dois pais", diz cartaz que celebra aprovação da adoção por casais gays

Uma nova campanha lançada por um partido de esquerda de Portugal para celebrar a recente aprovação da lei que permite a adoção por homossexuais está causando polêmica no país por utilizar a imagem de Jesus Cristo.

"Jesus também tinha dois pais", se pode ler no cartaz, que inclui a data de 10 de fevereiro, dia em que o Parlamento português aprovou esta nova legislação.

A campanha é do Bloco de Esquerda, o terceiro grupo parlamentar com mais deputados no plenário (19 das 230 cadeiras).

O partido é, junto com o Partido Comunista e Os Verdes, aliado do atual governo socialista, e teve um papel fundamental na sua chegada ao poder.

Todos eles votaram a favor da legalização da adoção por casais homossexuais, embora a legislação ainda deva ser promulgada pelo chefe do Estado, o conservador Aníbal Cavaco Silva.

O presidente português - que deixa o cargo no próximo dia 9 de março, após dois mandatos - usou seu poder de veto e devolveu ao parlamento em primeira instância a lei, por considerar que ainda precisa ser comprovado que ela "promova o bem-estar dos menores, cujos interesses devem prevalecer" sobre outras questões.

No entanto, depois de a legislação ser novamente aprovada pela maioria dos deputados, Cavaco Silva não terá outra opção além de sancioná-la, já que a Constituição portuguesa permite o "veto absoluto" somente para leis aprovadas diretamente pelo governo, mas não pela câmara.

O cartaz com a imagem de Jesus Cristo é só um dos desenhados para esta campanha, que deverá ser divulgado em áreas públicas de várias cidades lusas.

O Bloco de Esquerda explicou que também haverá outros cartazes com a palavra "Igualdade" acompanhada de imagens de diferentes tipos de família.

Em declarações publicadas hoje pelo "Diário de Notícias", a deputada deste partido, Sandra Cunha, descartou que a campanha busque provocar polêmica ou "confrontar a Igreja", e lembrou que o lema "Jesus tinha dois pais" já foi usado em outras iniciativas semelhantes no mundo.

No entanto, um porta-voz oficial da Conferência Episcopal portuguesa já qualificou o cartaz de "confronto para os fiés" e considerou que seu conteúdo representa "uma analogia sem sentido". 

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