Briga entre membros da Ku Klux Klan e manifestantes deixa 4 feridos nos EUA

Em Anaheim (EUA)

Um evento organizado pela organização Ku Klux Klan (KKK) em Anaheim, Califórnia (EUA), terminou neste sábado (27) com quatro feridos, um deles em estado crítico, e vários detidos após um confronto entre membros da organização racista e vários manifestantes.

"Dois membros da Ku Klux Klan cravaram o mastro de uma bandeira em um dos manifestantes e isso gerou vários incidentes", disse à Agência Efe o porta-voz do Departamento de Polícia de Anaheim, Darren Wyatt.

Segundo informação oficial, três dos feridos foram levados a um hospital próximo e outro foi atendido no local.

Os membros do Ku Klux Klan tinham anunciado uma passeata em um parque da cidade para distribuir propaganda e atrair novos integrantes, mas, após saber desta convocação, um grupo de ativistas e moradores foi ao local para protestar contra tal organização, que promove a supremacia da raça branca.

Quando começaram a chegar os membros da KKK, vestidos de preto e com bandeiras confederadas, aconteceu o incidente.

"Estávamos aqui mostrando nosso descontentamento com esta falta de tolerância, quando estas pessoas chegaram [membros da KKK] e começaram a agredir um dos manifestantes, primeiro com as bandeiras americanas e depois os apunhalaram", disse à Efe Desiree Marcello.

Três ativistas e dois membros da KKK foram detidos, entre eles um que gritou: "Apunhalei-o em defesa própria".

"É o cúmulo que a Polícia de Anaheim não estivesse aqui, estão deixando desprotegidos seus moradores", afirmou Rosa Pérez, declaração que o porta-voz do Departamento de Polícia desmentiu.

"Isto é o reflexo do que Donald Trump diz e está fazendo e aqui há muitos que ainda nos odeiam; este foi o berço da KKK", advertiu Osvaldo Castillo, morador da cidade, ao se referir ao empresário e pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos