Ofensiva militar contra insurgentes deixa 23 mortos no Paquistão

Islamabad, 27 fev (EFE).- Pelo menos quatro soldados paquistaneses e 19 insurgentes morreram neste sábado em um confronto no marco da operação militar que o exército realiza na região tribal do Waziristão do Norte, no noroeste do país, apenas dois dias após iniciar-se a última fase da ofensiva.

As tropas paquistanesas rodearam um grupo de insurgentes em fuga no vale de Shawal, uma das duas áreas nas quais se concentra a etapa final de sua operação, o que desembocou em uma troca de tiros, informou o Escritório de Relações Públicas do Exército (ISPR) em comunicado.

Segundo a nota, quatro soldados morreram durante os confrontos nesta área próxima à fronteira com o Afeganistão, enquanto no lado insurgente 19 morreram e vários ficaram feridos.

O confronto aconteceu durante uma operação terrestre que fez parte da ofensiva no Waziristão, que na quarta-feira passada entrou em sua última fase com o objetivo de recuperar o vale de Shawal e a vizinha área de Data Khel, "últimas fortificações" dos insurgentes na região e rotas de infiltração a partir do Afeganistão, segundo o ISPR.

Na operação morreram 3.500 supostos insurgentes e 488 soldados desde seu início em junho de 2014, segundo a informação proporcionada pelo exército em dezembro do ano passado.

Esses dados não são constatados de forma independente devido ao bloqueio informativo nas zonas tribais e ao fato de que o governo proibiu informar sobre a atividade de grupos insurgentes.

A ofensiva militar provocou a evacuação de cidades inteiras com o deslocamento de cerca de 103.000 famílias, das quais a maior parte não pôde retornar ainda a seus lares.

O número de civis mortos em ataques insurgentes no país caiu a 940 em 2015, o número mais baixo em oito anos, segundo a Portal de Terrorismo do Sul da Ásia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos