Topo

Duplo atentado deixa pelo menos 18 mortos no centro da Somália

28/02/2016 15h10

Mogadíscio, 28 fev (EFE).- Pelo menos 18 pessoas morreram em um duplo atentado cometido em dois restaurantes da cidade de Baidoa, cerca de 250 quilômetros ao noroeste de Mogadíscio, informaram neste domingo à Agência Efe fontes dos serviços de emergência.

No primeiro atentado, os atacantes detonaram um carro-bomba na frente do restaurante e, em seguida, um terrorista acionou um colete de explosivos em um estabelecimento próximo, segundo a polícia somali.

Baidoa, situada na região centro-sul de Bay, é a segunda maior cidade da Somália em termos de população e é considerada estratégica, razão pela qual o exército somali destina vários recursos para protegê-la.

Nenhum grupo reivindicou os atentados, mas todas as suspeitas recaem sobre a organização terrorista Al Shabab, filiada à Al Qaeda, que luta contra o exército somali e as forças da Missão da União Africana (AMISOM) para tomar o controle do centro e do sul do país.

Os ataques contra estabelecimentos civis têm o objetivo de prejudicar a imagem do governo e aumentar as críticas da população local, que veem como as forças de segurança são incapazes de acabar com o grupo islamita.

No início de 2015 Baidoa foi alvo de uma série de atentados de Al Shabab, nos quais dezenas de pessoas morreram em diversos ataques à sede do governo local, uma base militar e vários estabelecimentos. EFE

am/rsd