ELS esperará uma semana antes de responder às violações de cessar-fogo

Beirute, 28 fev (EFE).- O comandante-em-chefe do rebelde Exército Livre Sírio (ELS), general Ahmed Khaled Birri, disse neste domingo à Agência Efe que seus combatentes esperariam uma semana antes de responder ao regime, se este continuar violando a trégua iniciada ontem.

Em uma conversa telefônica, Birri afirmou que detectaram infrações dos soldados governamentais nas províncias de Latakia e Aleppo, no noroeste da Síria, assim como em Homs e Hama, no centro.

Birri garantiu que, de todas essas zonas, "só há combatentes da Frente al Nusra (filial síria da Al Qaeda) em algumas partes de Aleppo".

Nesse sentido, o líder do ELS afirmou que "atualmente não há presença da Frente al Nusra dentro de cidades do território sírio, em geral, mas em áreas dos arredores".

O ramo da Al Qaeda e do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) ficaram excluídos do cessar-fogo, estipulado por Estados Unidos e Rússia, e que foi aceito pelo governo de Damasco e pela Comissão Suprema para as Negociações (CSN), principal aliança opositora.

A CSN informou antes do início da cessação das hostilidades que 97 facções armadas moderadas tinham aprovado a medida.

Birri afirmou que o ELS vai continuar a documentar as violações do cessar-fogo cometidas pelas autoridades para "demonstrar seus crimes".

Nesse sentido, explicou que estão transmitindo as infrações à CSN para que depois ela as comunique à ONU, e lembrou que ontem a oposição detectou agressões dos soldados governamentais em 15 zonas da Síria.

"Se a trégua fracassar a guerra continuará", sentenciou Birri.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou hoje de bombardeios de aviões de guerra em seis cidades do norte e do oeste de Aleppo, assim como a uma cidade da província de Hama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos