Topo

Enviado de Pequim chega a Seul para coordenar resposta à Coreia do Norte

28/02/2016 03h48

Seul, 28 fev (EFE).- O enviado especial de Pequim para a desnuclearização da península coreana, Wu Dawei, chegou neste domingo a Seul para tentar coordenar a resposta entre ambos os países aos últimas testes nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

Wu deve se reunir hoje com seu colega sul-coreano, Hwang Joon-kook, enquanto amanhã terá um encontro com o ministro das Relações Exteriores deste país, Yun Byung-se, segundo informou a agência local "Yonhap".

O diálogo entre os responsáveis de ambos os países para a desnuclearização de Coreia acontece depois de se saber que a ONU prevê adotar de forma iminente novas sanções contra Pyongyang, com o objetivo de cortar suas principais fontes de receita e de dificultar suas atividades militares.

A próxima resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que se somará às sanções unilaterais impostas nos últimos dias por Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, procura afogar economicamente Pyongyang para que renuncie a seus programas nuclear e de mísseis.

O regime de Kim Jong-un realizou seu quarto teste nuclear no dia 6 de janeiro, e em 7 de fevereiro realizou o lançamento de um foguete espacial em uma ação considerada um teste secreto de mísseis EFE

aaf-ahg/ma