Reformistas vencem em Teerã e conquistam as 30 cadeiras em disputa

Teerã, 27 fev (EFE).- A lista de candidatos reformistas e moderados por Teerã nas eleições parlamentares da sexta-feira passada venceu por maioria e levou as 30 cadeiras da circunscrição, segundo os últimos dados provisórios anunciados neste domingo pelo Ministério do Interior.

Em comunicado oficial, os responsáveis da apuração de votos explicaram que, com quase dois terços deles apurados da capital (2.633.905), este grupo leva todas as cadeiras.

Os candidatos reformistas também dominaram as eleições para a Assembleia de Analistas, com 14 das 16 cadeiras por Teerã, e que se prevê determinante nos próximos anos ao ser a encarregada de escolher um novo líder supremo.

Ontem à noite, a apuração provisória das eleições parlamentares na capital, com 1,2 milhão de votos apurados, dava aos reformistas e moderados 29 dos 30 deputados, em um duro golpe aos "principalistas" (conservadores), que podem inclusive perder sua maioria no parlamento.

As autoridades iranianas divulgarão hoje o resultado final, que aponta para um virtual empate entre os "principalistas", que atualmente contam com 167 deputados e o domínio absoluto da câmara, e os moderados e reformistas aliados do presidente, Hassan Rohani, e que defendem suas políticas de abertura ao exterior e reforma econômica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos