Topo

Ataque suicida no nordeste do Iraque deixa 20 mortos e 45 feridos

29/02/2016 14h03

(Atualiza número de vítimas e novos detalhes).

Bagdá, 29 fev (EFE).- Pelo menos 20 iraquianos morreram e 45 ficaram feridos em um ataque suicida cometido nesta segunda-feira em Al-Meqdadiya, ao noroeste de Baquba, capital da província de Diyala (nordeste), informou à Agência Efe uma fonte de segurança local.

O suicida explodiu seu cinto explosivo durante a realização de um funeral na cidade de Breshta, situada 12 quilômetros ao leste de Al-Meqdadiya, acrescentou a fonte, que afirmou que o número de vítimas pode aumentar por conta da gravidade dos feridos. A fonte acrescentou que entre os mortos há cinco chefes da milícia xiita Multidão Popular na província de Diyala e que um deles é Hamad al Tamimi, o líder da Asaib Ahl al Haq.

As Forças de Segurança iraquianas impuseram o toque de recolher na cidade e aumentaram as medidas de segurança para que evitar conflitos.

Ontem, 55 pessoas morreram e outras 116 ficaram feridas em um duplo atentado suicida no distrito de Cidade de Sadr, de maioria xiita, cuja autoria foi assumida pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Uma moto carregada de explosivos explodiu no mercado de Mirdi em Cidade de Sadr, situado no leste de Bagdá e reduto dos seguidores do influente líder xiita Moqtada al-Sadr, e, imediatamente depois, um suicida detonou seu cinto explosivo no mesmo lugar.

Além disso, na quinta-feira passada, pelo menos sete pessoas morreram e outras 31 ficaram feridas em dois ataques suicidas contra uma mesquita xiita de um bairro do noroeste da capital iraquiana. EFE

ah/cdr