Topo

Cerca de 400 refugiados entraram na Sérvia nas últimas 24 horas

29/02/2016 09h28

Belgrado/Zagreb, 29 fev (EFE).- Cerca de 400 refugiados chegaram à Sérvia desde a Macedônia nas últimas 24 horas, enquanto outros mil esperam sair do país rumo à Croácia nos próximos dias, informou nesta segunda-feira a televisão pública sérvia "RTS".

As autoridades sérvias esperam transferir hoje cerca de 500 pessoas à Croácia, segundo as entradas diárias estipuladas entre os países da chamada "rota balcânica" usadas pelos refugiados do Oriente Médio.

Eslovênia, Croácia, Sérvia e Macedônia acordaram na semana passada deixar passar um máximo de 580 refugiados por dia em seu caminho para a Áustria.

Estes cinco países, que só permitem entradas a refugiados de zonas em guerra e não aos chamados "emigrantes econômicos", aplicam há uma semana um rigoroso regime de controle comum.

O objetivo é reduzir o fluxo migratório para a Europa Central, uma medida que causou a retenção de milhares de refugiados na Grécia, o primeiro país europeu ao qual chegam os emigrantes.

Na fronteira entre Macedônia e Grécia ocorreram hoje dramáticas situações quando um grupo de refugiados tentou romper a cerca de arame construída na passagem fronteiriça de Gevgelija.

Por outra parte, a "RTS" informou hoje que cerca de 440 emigrantes econômicos, em sua maioria afegãos, foram devolvidos ontem à noite do norte fronteiriço com a Croácia para o sul do país, e se encontram agora no centro de amparo em Presevo.

Durante o dia de hoje, é esperada a chegada ao sul da Sérvia de outros 500 novos refugiados procedentes da Macedônia.

Desde o começo de ano, transitaram pela Sérvia mais de 95 mil refugiados, embora o número tenha caído de forma significativa desde a aplicação do novo sistema de controle conjunto.

Na Croácia, o número de refugiados que passam pelo país é muito baixo em comparação com o trânsito habitual em dias e semanas anteriores, confirmou hoje à Agência Efe o Ministério do Interior croata.

"As atividades na recepção de refugiados se desenvolvem segundo o procedimento habitual", disse um porta-voz do Ministério, segundo o qual 358 refugiados entraram ontem na Croácia desde a Sérvia, e todos foram transferidos à Eslovênia.

Por outro lado, a Eslovênia devolveu à Croácia 23 emigrantes que segundo sua avaliação não cumprem com as condições necessárias para poder passar à Áustria, acrescentou a mesma fonte.