Continuam combates em Aleppo no quarto dia de cessar-fogo na Síria

Beirute, 1 mar (EFE).- Combates entre as forças do regime e facções rebeldes islâmicas explodiram na madrugada desta terça-feira nos arredores do bairro de Suleiman Halabi, em Aleppo, a maior cidade do norte da Síria, no quarto dia da trégua, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os grupos armados dispararam projéteis contra áreas sob controle dos soldados do governo, que, por sua vez, abriram fogo de artilharia contra o distrito de Al Sahur.

No norte da província de Aleppo, organizações armadas opositoras jogaram foguetes de forma intensa contra as cidades de Bashamra e Basufan, nos arredores do enclave curdo-sírio de Afrin.

No sábado entrou em vigor na Síria um cessar-fogo, estipulado por Estados Unidos e Rússia, e aceito pelo governo de Damasco e pela Comissão Suprema para as Negociações (CSN), principal aliança opositora, e a expectativa é que dure pelo menos duas semanas.

97 facções armadas que pertencem à CSN se comprometeram a respeitar a trégua.

Segundo o porta-voz da CSN, Riad Agha, entre esses grupos estão as brigadas do moderado Exército Livre Sírio (ELS) e as duas principais facções islâmicas, o Exército do Islã e o Movimento Islâmico dos Livres de Sham.

Ontem, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que "de maneira geral" a cessação das hostilidades estava sendo cumprida na Síria, apesar de terem constatado "incidentes" no terreno. EFE

ssa/cd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos