Hillary Clinton vence primárias na Virgínia, segundo imprensa americana

Washington, 1 mar (EFE).- A ex-secretária de Estado dos Hillary Clinton venceu nesta terça-feira as eleições primárias democratas no estado da Virgínia (Estados Unidos) contra seu rival, o senador Bernie Sanders, segundo as projeções dos principais meios de comunicação americanos.

Hillary conseguirá assim a maioria dos 95 delegados em jogo que há nesse estado, decisivo nos pleitos americanos, para obter a indicação presidencial do Partido Democrata que será validada no próximo mês de julho.

As projeções confirmaram a vitória da ex-primeira-dama poucos minutos depois do fechamento das urnas, o que indica que a margem do triunfo sobre Sanders será folgada.

Apesar de Hillary ter liderado as pesquisas no estado, sobretudo pelo apoio que recebe do eleitorado afro-americano, a expectativa era que Sanders diminuísse a vantagem da rival por causa de sua influência no norte dos EUA, tradicionalmente mais progressista.

Ao todo, 12 estados realizaram primárias e caucus (assembleias populares) durante o dia, no qual os candidatos do Partido Democrata competirão por 865 delegados dos 2.383 necessários para conseguir a indicação presidencial pela legenda.

Pelo Partido Republicano, estão em jogo 595 delegados dos 1.237 necessários para obter a candidatura à Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos