Hillary critica resposta de Trump sobre apoio de ex-líder da Ku Klux Klan

Washington, 1 mar (EFE).- A candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton criticou nesta terça-feira o rival Donald Trump, favorito entre os republicanos, pelo fato de o magnata não ter rejeitado frontalmente o apoio que recebeu de David Duke, ex-líder da Ku Klux Klan (KKK).

"Só estou falando contra a intolerância e a intimidação, onde quer que seja. Diz muito sobre os candidatos republicanos. Parecem ter se esquecido totalmente dos problemas reais e agora estão enchendo suas campanhas de insultos", disse a ex-secretária de Estado após um ato eleitoral em Minneapolis.

"Fiquei muito decepcionada ao ver que ele não repudiou o que parece ser o apoio de David Duke e da KKK. É exatamente o tipo de declaração que deve ser repudiada ao ser ouvida", afirmou Hillary.

Em entrevista na emissora "CNN" durante o último fim de semana, Trump foi perguntado em três ocasiões se rejeitava o apoio, mas o magnata deu respostas evasivas. Mais tarde, o pré-candidato republicano escreveu uma mensagem no Twitter que não conseguiu convencer seus críticos.

"Como disse na sexta-feira em entrevista coletiva sobre David Duke. Eu repudio", disse Trump na rede social.

Hillary reiterou que a campanha republicana é baseada em insultos e se negou a fazer apostas sobre os estados em que pode sair vencedora nesta "Super Terça" de eleições primárias nos EUA.

Ao ser perguntada sobre as possibilidades da sequência da candidatura de seu rival, o senador Bernie Sanders, após a noite de hoje, a ex-primeira-dama disse que esperará os resultados para fazer um balanço do que pode ocorrer no futuro da corrida democrata.

"Mas vou seguir adiante. Tenho muito trabalho a fazer na próxima terça-feira e na terça-feira seguinte", disse Hillary.

Assessores da ex-chanceler acreditam que ela obterá bom desempenho em estados como Arkansas, Alabama, Tennessee, Geórgia e Virgínia. A vitória de Sanders é considerada como certa em seu estado natal, Vermont. Já em Minnesota, Oklahoma e Massachusetts devem ser os mais disputados entre os dois rivais democratas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos