Ted Cruz derrota Trump nas eleições primárias republicanas do Texas

Austin (EUA.), 1 mar (EFE).- O senador Ted Cruz confirmou as previsões e venceu Donald Trump nas decisivas eleições primárias do Partido Republicano no Texas, maior estado e com mais delegados em disputa na jornada eleitoral chamada de Super Terça, segundo as projeções dos principais veículos de comunicação dos Estados Unidos.

Cruz consegue assim a maioria dos 155 delegados deste estado sulista na Super Terça, na qual estão em jogo 595 dos 1.237 necessários para obter a candidatura presidencial republicana.

O triunfo no Texas é valiosíssimo para Cruz, que hoje pediu aos demais candidatos republicanos - Marco Rubio, John Kasich e Ben Carson - que deixem suas campanhas para apoiá-lo contra Trump.

Antes da divulgação dos resultados no Texas, a imprensa americana já tinha projetado a vitória de Trump em Geórgia, Alabama, Massachusetts, Virgínia e Tennessee, com Cruz levando a melhor no Oklahoma.

Os republicanos também votaram hoje em Arkansas, Alasca, Minnesota e Vermont, ainda sem um claro vencedor.

Antes da Super Terça, Trump liderava a corrida presidencial com 82 delegados, enquanto Cruz, segundo colocado, contava com 17.

Com as vitórias de hoje, Cruz desponta como única alternativa viável a Trump entre os republicanos, já que os demais candidatos não conseguiram uma só vitória até o momento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos