Trump vence primárias republicanas na Virgínia com pequena margem sobre Rubio

Washington, 1 mar (EFE).- O magnata Donald Trump obteve uma vitória apertada nas eleições primárias do Partido Republicano no estado da Virgínia, segundo as projeções dos principais veículos de imprensa americanos.

Trump, que partia como favorito em todas as pesquisas sobre esta prévia com mais de 10 pontos, superou por menos do que o esperado o senador Marco Rubio, que conseguiu mobilizar o eleitor moderado do norte do estado com uma intensa campanha, mas não conseguiu uma vitória que teria sido muito significativa nesta etapa da corrida pela candidatura da legenda à presidência dos Estados Unidos.

O magnata soma assim 49 delegados e um estado em uma noite em que confirma sua condição de grande favorito na disputa interna republicana com vitórias na Geórgia (76 delegados), no Alabama (50), em Massachusetts (42) e no Tennessee (58).

As projeções da Virgínia não chegaram até quase duas horas depois do fechamento dos centros de votação, e as pesquisas de boca de urna indicam uma apertada disputa entre Trump e Rubio em um estado onde o voto republicano está dividido entre o voto mais moderado do norte e os mais conservadores do sul e do oeste.

Todas as pesquisas apontavam Trump como vencedor, com uma vantagem média de 14,5%.

Mas Rubio apostou neste estado com uma intensa campanha e esperava surpreender ou pelo menos conseguir um bom resultado nas áreas urbanas e vizinhas de Washington.

A vitória do magnata na Virgínia representa um duro revés para o senador pela Flórida, favorito do "establishment" republicano para evitar que Trump seja o candidato.

Mas para sustentar essa ideia, Rubio precisa de uma vitória, e uma vitória que seja significativa: se tivesse conseguido vencer Trump na Virgínia, ou pelo menos obter um bom resultado, poderia argumentar que é o candidato que pode atrair eleitores de mais amplo espectro e recuperar a Casa Branca para os republicanos.

Virgínia, que votou nas duas últimas eleições por Barack Obama, deixou de ser um estado "vermelho" (republicano) para "arroxeado", ou "swing state" (sem tendência partidária definida), e será essencial nas eleições de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos