Em Minnesota, Rubio consegue primeira vitória nas primárias republicanas

Washington, 1 mar (EFE).- Pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, o senador Marco Rubio conseguiu nesta terça-feira sua primeira vitória em uma das etapas do longo processo de eleições primárias estaduais da legenda, ao superar seus concorrentes no caucus de Minnesota, segundo as projeções dos principais veículos de imprensa americanos.

Com 38 delegados, Minnesota era o estado onde Rubio tinha mais chances de ganhar. O senador pelo estado da Florida precisava de alguma vitória para se mostrar ainda como concorrente viável contra os pré-candidatos mais votados até aqui, Donald Trump e Ted Cruz.

Com 53% dos votos apurados, Rubio ganhou neste estado do Meio Oeste com 37% dos apoios, contra 28% de Ted Cruz e 21% de Trump.

O triunfo em Minnesota permite ao senador exibir pelo menos uma vitória em uma campanha na qual é a aposta do establishment republicano para evitar que Trump seja o indicado, embora não consiga sustentar com votos essa condição de única alternativa.

Rubio, de 44 anos e origem cubana, ficou a três pontos percentuais de conseguir uma vitória hoje na Virgínia, que teria podido brandir como a prova de que ele é o candidato que pode atrair eleitores de mais amplo espectro e recuperar a Casa Branca para os republicanos.

Uma dúzia de estados de todo o país realizam primárias e caucus (assembleias populares) durante o dia de hoje, conhecido como Super Terça, na qual os pré-candidatos republicanos disputam 595 delegados, dos 1.237 necessários para obter a candidatura presidencial.

Pelo lado democrata, os pré-candidatos competirão por 865 delegados dos 2.383 necessários para conseguir a indicação presidencial do partido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos