Falta de acordo entre UE e Mercosul seria desperdício, diz embaixador da UE

São Paulo, 2 mar (EFE).- O fracasso das negociações entre a União Europeia e o Mercosul seria um "desperdício" para os dois blocos, disse nesta quarta-feira o embaixador da UE no Brasil, João Cravinho, que se mostrou convencido que a troca de ofertas acontecerá ainda no primeiro semestre deste ano.

Cravinho avaliou que uma eventual falta de acordo entre a UE e o Mercosul seria "muito prejudicial" para ambas as partes, especialmente para o Mercado Comum do Sul, que, segundo sua opinião, está menos "inserido" no comércio mundial.

No entanto, o diplomata português afirmou que as conversas entre os blocos estão avançando, e que 2016 "será um período de intensa negociação" entre a UE e o Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

O embaixador da UE no Brasil lembrou que a apresentação de ofertas "está próxima", mas considerou difícil que possa ser realizada antes de março, como tinha sido planejado depois do fracasso da troca de propostas que estava prevista para o final do ano passado.

Cravinho afirmou que os dois blocos estão em "um processo de reequilíbrio de ofertas" e que confia que o Mercosul concluirá "seu processo de melhora mais rapidamente".

As negociações de livre-comércio entre o Mercosul e a UE começaram na década de 1990, mas ficaram estagnadas muitos anos e só foram reatadas em 2010, embora tenham desde então avançado lentamente.

O diplomata ressaltou que seria um desperdício se os blocos não chegarem a um entendimento", sobretudo levando em conta as novas alianças comerciais seladas no mundo.

"Não podemos permitir que a transformação de fluxos mundiais passe à margem da União Europeia e do Mercosul" sustentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos