Líder norte-coreano inspeciona fábrica relacionada com programa de mísseis

Seul, 2 mar (EFE).- Os meios de imprensa da Coreia do Norte mostraram imagens nesta quarta-feira do líder Kim Jong-un inspecionando uma fábrica de maquinaria, onde os especialistas consideram que são produzidas peças relacionadas com o programa de mísseis do regime comunista que, em breve, será alvo de novas sanções da ONU.

O jovem ditador "deu valiosas instruções" aos trabalhadores da fábrica Thaesong em Pyongyang e "tomou as medidas necessárias para a modernização da fábrica", divulgou a agência de notícias norte-coreana "KCNA" em comunicado.

O objetivo da visita, segundo a "KCNA", foi "estabelecer, através da modernização da fábrica, um novo ponto de partida para o desenvolvimento da indústria de produção de maquinaria do país".

Apesar de o veículo de comunicação estatal não ter mencionado o setor militar, especialistas na vizinha Coreia do Sul acreditam que nessa fábrica são produzidas peças relacionadas com o programa de mísseis da Coreia do Norte.

Assim, se considera significativa a visita de Kim Jong-un a essa fábrica precisamente antes de os membros do Conselho de Segurança da ONU votarem uma minuta com as próximas sanções econômicas ao regime norte-coreano.

Essas sanções têm como objetivo punir a Coreia do Norte por suas ambições nucleares e de mísseis, depois que o Estado comunista realizou em janeiro e fevereiro, respectivamente, seu quarto teste atômico e o lançamento ao espaço de um foguete de longo alcance.

Essa última ação é considerada pela comunidade internacional um teste de mísseis encoberto que violaria resoluções anteriores da ONU.

Caso seja aprovada a nova resolução, cuja votação está prevista para as 15h de Nova York (17h de Brasília), o regime sofreria novas restrições no âmbito do comércio internacional que se somariam às já impostas de forma unilateral por EUA, Coreia do Sul e Japão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos