Miguel I da Romênia cede título de monarca à filha por doença

Bucareste, 2 mar (EFE).- Miguel I da Romênia anunciou que cede desde esta quarta-feira seu título de monarca à sua filha mais velha, a princesa Margarita, após ter sido diagnosticado com "leucemia crônica".

"Nas últimas semanas, recebi a notícia de um diagnóstico médico sério, em um momento no qual a família e o país celebram 150 anos da fundação da dinastia e do Estado romeno moderno", transmitiu em mensagem o antigo soberano, de 94 anos de idade.

"Tenho certeza de que minha filha Margarita, herdeira da Coroa, encontrará a sabedoria e a força para me representar e para realizar todas minhas ações públicas", prosseguiu o agora ex-monarca.

"Pedi ao Conselho Real que continue à frente e aconselhe a herdeira da Coroa", concluiu.

O Conselho Real se reuniu a pedido do Rei Miguel I em Morges, Suíça, para abordar seu estado de saúde.

"Os diagnósticos da equipe médica são: carcinoma espinocelular metastático e leucemia crônica", declarou um membro do Conselho Real através de um vídeo postado na página oficial do monarca.

O monarca seguirá agora um tratamento complexo que o impedirá de aparecer em púbico após ter sido operado.

Miguel I da Romênia, de 94 anos, filho do Rei Carlos II e de Helena da Grécia, reinou na Romênia entre 1927 e 1930 sob regência e, depois, entre 1940 e 1947.

Em 1947 foi deposto após a chegada ao poder dos comunistas. O ex-soberano viveu exilado por 50 anos em Versoix (Suíça) com sua esposa Ana de Borbón-Parma, com quem tem cinco filhas, e retornou em 1997 à Romênia, onde recuperou parte de seu patrimônio e goza de direitos como antigo chefe de Estado.

Em 2007, designou sua filha primogênita, a princesa Margarita, como sucessora ao trono.

A monarquia segue contando com o respaldo de 30% da população, segundo diferentes pesquisas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos