Sanders surpreende e vence Hillary nas primárias democratas de Oklahoma

Austin (EUA), 1 mar (EFE).- O senador Bernie Sanders surpreendeu e venceu nesta terça-feira as primárias democratas de Oklahoma, o único estado sulista no qual tinha chances de ganhar da ex-secretária de Estado Hillary Clinton, segundo as projeções dos principais veículos de comunicação dos Estados Unidos.

Sanders consegue assim a maioria dos 38 delegados distribuídos por este estado na chamada Super Terça, na qual estão em jogo 865 delegados democratas, dos 2.383 necessários para obter a candidatura presidencial do partido.

Além disso, com a vitória em Oklahoma, Sanders consegue superar uma Super Terça que se mostrava complexa para sua candidatura e mantém vivas suas aspirações presidenciais.

Além de Oklahoma, o senador obteve uma vitória arrasadora em seu estado, Vermont, e tem grandes chances de sair vitorioso em Massachusetts, Minnesota e Colorado.

Hillary, por sua vez, obteve vitórias consideráveis em Geórgia, Alabama, Arkansas, Virgínia, Tennessee e Texas, com as quais obteve a maioria dos delegados em disputa nesta Super Terça democrata.

A vitória de Sanders em Oklahoma é especialmente significativa, já que se trata de um dos estados mais conservadores do país e abre uma brecha em um sul dominado pela ex-primeira-dama.

Com mais de 70% dos votos apurados, Sanders superava Hillary em 75 dos 77 condados do estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos