Sete terroristas e um policial morem em operação de segurança na Jordânia

Amã, 2 mar (EFE).- Pelo menos um oficial de polícia jordaniano e sete "criminosos", que autoridades vincularam com grupos terroristas, morreram na noite de terça-feira durante uma operação de segurança na qual aconteceu um enfrentamento na cidade de Irbid, a 80 quilômetros ao norte de Amã.

O primeiro-ministro jordaniano, Abdullah Ensur, declarou hoje que a operação lançada na terça-feira pela noite foi "completamente bem-sucedida".

Por sua vez, o Departamento Geral de Inteligência jordaniana não duvidou em descrever os sete suspeitos como "terroristas", que foram acusados de rejeitarem se render às forças de segurança, de mostrar uma "dura resistência" e de usar armas automáticas.

Esse departamento revelou que os suspeitos mortos usavam "cinturões explosivos" e acrescentou que a operação esteve precedida da detenção de outras 13 pessoas vinculadas também com grupos terroristas.

A direção de Segurança Pública jordaniana informou que os sete "criminosos foram mortos depois que dispararam contra uma unidade das forças de segurança desde o edifício no qual haviam se entrincheirado".

Nos enfrentamentos, além da morte do oficial de polícia, identificado como Rashid al Zoyud, outros quatro agentes ficaram feridos.

Fontes de segurança indicaram à Agência Efe que acredita-se que os suspeitos eram jihadistas.

Segundo indicou ontem a agência oficial jordaniana, Petra, um dos suspeitos foi detido. No entanto, a direção de Segurança não ofereceu hoje nenhuma informação a respeito.

Fontes ligadas aos grupos salafistas, manifestaram à Agência Efe que centenas de muçulmanos jordanianos desta corrente ultra-ortodoxa são simpatizantes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que autoproclamou um califado em junho de 2014 em territórios da Síria e Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos