Ted Cruz alcança no Alasca terceira vitória do Super Terça nos EUA

Washington, 2 mar (EFE).- O senador e pré-candidato republicano à presidência dos EUA Ted Cruz alcançou no Alasca sua terceira vitória das primárias na Super Terça no país, após ter vencido também em seu estado, Texas, e em Oklahoma, segundo os resultados divulgados nesta quarta-feira.

Com a apuração finalizada, Cruz obteve 36,4% dos votos nos caucus (assembleias populares) republicanos do Alasca, seguido do magnata Donald Trump (33,5%) e do senador Marco Rubio (15,1%).

Segundo dados do Partido Republicano no Alasca, a participação nestes caucus foi maior a de 2012, já que houve quase 19 mil eleitores comparados com os pouco mais de 14 mil de quatro anos atrás.

Durante a jornada eleitoral da Super Terça, uma dúzia de estados realizaram primárias e caucus, embora no caso do Alasca somente estavam convocados a votar os republicanos.

A Super Terça serviu para consolidar o republicano Trump e a democrata Hillary Clinton, com sete vitórias cada um, como os favoritos para conseguir a candidatura presidencial de seus respectivos partidos para as eleições de novembro.

Trump se impôs no Alabama, Geórgia, Massachusetts, Tennessee, Arkansas, Vermont e Virgínia, frente às três vitórias de Cruz (Texas, Oklahoma e Alasca) e a única de Rubio (Minnesota).

Na disputa democrata, Hillary ganhou no Alabama, Arkansas, Geórgia, Tennessee, Texas, Virgínia e Massachusetts, enquanto seu rival, o senador Bernie Sanders, triunfou em Oklahoma, Minnesota, Colorado e Vermont.

Ao término da apuração em todos os estados, será divulgado o número de delegados que cada candidato conseguiu nestas primárias e caucus, onde a repartição é mais ou menos proporcional.

No lado democrata, Hillary e Sanders competiam na SuperTerça por 865 delegados dos 2.383 necessários para conseguir a indicação do partido.

Entre os republicanos, Trump, Cruz, Rubio, o governador de Ohio, John Kasich, e o neurocirurgião aposentado Ben Carson concorriam 595 delegados, dos 1.237 necessários para a candidatura à Casa Branca. EFE

mb/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos