Obama prorroga "emergência nacional" sobre Venezuela

Washington, 3 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, emitiu nesta quinta-feira uma ordem de continuidade de mais um ano da "emergência nacional" declarada em 2015 sobre a Venezuela, onde, conforme disse, "a situação não melhorou" e "o governo continua violando as garantias dos direitos humanos".

Obama determinou também em março do ano passado uma ordem executiva ampliando as sanções a certos funcionários do Executivo venezuelano por conta da crítica situação do país.

Para a prorrogação da ordem, ele argumentou hoje que a Venezuela continua sofrendo com "a perseguição dos opositores políticos, a restrição da liberdade de imprensa, o uso da violência e violações aos direitos humanos".

Além disso, indicou que o país segue presenciando atos repressivos nos protestos contra o governo de Nicolás Maduro, detenções arbitrárias de opositores e manifestantes, além de corrupção governamental.

Na ordem que se estende hoje, Obama determinou que a situação na Venezuela constitui "uma ameaça incomum e extraordinária para a segurança nacional e para a política externa dos Estados Unidos", por isso declarou "uma emergência nacional para lidar com essa situação".

A declaração de "emergência nacional" é uma ferramenta com a qual conta o presidente dos Estados Unidos para aplicar sanções contra um país sob determinadas circunstâncias, e que lhe permite ir além do aprovado pelo Congresso.

A ordem executiva também autoriza o Departamento do Tesouro a impor mais sanções contra aqueles que se determine que cometeram "ações ou políticas que abalam processos e instituições democráticas", ou tenham cometido violações de direitos humanos em protestos na Venezuela, segundo a Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos