Pesquisa indica que 74% dos russos votariam em Putin nas eleições de 2018

Moscou, 3 mar (EFE).- De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 74% dos russos se mostraram dispostos a apoiar a reeleição do atual líder russo, Vladimir Putin, caso se candidate nas eleições presidenciais de 2018.

"Cerca de 74% dos russos expressaram no início de 2016 sua disposição para votar em Vladimir Putin nas próximas eleições presidenciais, a maior porcentagem nos últimos quatro anos", afirmou o Centro Russo de Estudos da Opinião Pública (VTSIOM, sigla em russo).

O número representa quase o dobro do apoio que o chefe do Kremlin tinha em outubro de 2012, 40%, sua pior fase de popularidade depois da repressão de grandes manifestações opositoras.

Segundo o VTSIOM, apenas 15% dos entrevistados manifestaram a intenção de não votar em Putin, enquanto 11% disseram ainda não ter decidido o voto. O estudo afirma que o aumento do apoio a Putin "é observado em todos os grupos sociais e demográficos".

"Com o tempo, na opinião dos russos, as promessas feitas por Putin na campanha eleitoral para as eleições de março de 2012 estão sendo cumpridas", afirmou.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24 de fevereiro com 1,6 mil pessoas de 130 cidades da Rússia.

A popularidade do presidente russo começou a disparar em 2014, após a anexação da península da Crimeia, de 76,2% em março desse ano para o auge de 89,9% em outubro, segundo pesquisas do VTSIOM.

Putin, que retornou ao Kremlin em 2012 após quatro anos como primeiro-ministro, ainda não disse se tentará a reeleição, embora todos os analistas acreditem que o atual líder permanecerá no poder até 2024.

A legislação permite que Putin se candidate a um segundo mandato consecutivo de seis anos. Recentemente, o histórico líder dos liberais russos, Grigory Yavlinsky, foi eleito candidato do partido Yabloko para as presidenciais de 2018, quando tentará derrotar Putin.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos