Bélgica manterá por mais um mês o nível 3 de alerta por ameaça terrorista

Bruxelas, 4 mar (EFE).- O nível de alerta terrorista na Bélgica será mantido em todo o país durante um mês mais no grau 3, de uma escala de 4, anunciou o ministro de Defesa belga, Steven Vandeput, após uma reunião do conselho de segurança do país, segundo informou o jornal "Le Soir".

A decisão se baseia na última avaliação do Órgão Belga de Coordenação para a Análise da Ameaça (OCAM), que analisa o risco de atentados.

A organização considera que a ameaça deve ser mantida em um nível considerado "grave", dado que não houve grandes mudanças, ou seja, não foram efetuadas grandes detenções nem houve uma evolução excessiva nas investigações, segundo a emissora de televisão pública "RTBF".

As medidas de segurança atualmente em vigor, que incluem a presença de policiais e militares nas ruas, em particular nos locais considerados "sensíveis", seguirão sendo aplicadas.

Além disso, haverá um aumento do número de militares direcionados à vigilância dos locais públicos e estratégicos, que passará este mês de 700 a 740 soldados.

Esses 40 militares suplementares serão destinados a proteger as usinas nucleares, segundo a "RTBF".

O elevado nível de alerta se instaurou após os atentados do último dia 13 de novembro em Paris, ao considerar que os ataques poderiam se repetir em território belga.

No entanto, a presença de militares nas ruas já dura um ano, após os atentados contra a revista francesa "Charlie Hebdo" e o desmantelamento de uma célula jihadista em Verviers, no leste da Bélgica.

Segundo os veículos de comunicação belgas, a operação "Homeland", que mobiliza mil militares (dos quais 700 estão nas ruas), custa cerca de 1 milhão de euros por mês.

Entre os dias 21 e 26 de novembro, o alerta terrorista na Bélgica chegou a seu nível máximo em Bruxelas, onde foram fechadas lojas e escolas e paralisada parte do transporte público, situação que se manteve durante quatro dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos