Juiz confirma que Rubio e Cruz estão aptos a candidatura presidencial

Miami, 4 mar (EFE).- O juiz John Bowman, da Flórida, recusou nesta sexta-feira um processo que questionava se Ted Cruz e Marco Rubio, ambos senadores republicanos de origem cubana, poderiam ser candidatos à presidência dos Estados Unidos nas eleições de novembro.

O processo foi apresentado pelo cidadão Michael Voeltz, um republicano que em 2012 também questionou a legitimidade do atual presidente americano, Barack Obama.

De acordo com Voeltz, nem Cruz nem Rubio são "cidadãos nascidos" ("natural born citizens"), como a Constituição exige dos candidatos presidenciais, alegação rejeitada pelo juiz Bowman.

A Lei de Naturalização de 1790 declara que as crianças nascidas no exterior filhas de cidadãos dos Estados Unidos são consideradas "cidadãos nascidos".

A candidatura de Cruz, que nasceu em Calgary, no Canadá, de mãe americana e pai cubano, também foi colocada em dúvida publicamente pelo pré-candidato republicano Donald Trump, que lidera as pesquisas de intenção de voto. O senador, que tinha dupla nacionalidade de EUA e Canadá, decidiu renunciar à canadense para resolver o problema.

No dia 1º de março, um juiz de Illinois rejeitou um pedido do cidadão Lawrence Joyce, que queria que Cruz fosse proibido de concorrer nas primárias por ter nascido no Canadá.

Também na disputa pela indicação do Partido Republicano, o senador Rubio nasceu em Miami (EUA), filho de imigrantes cubanos.

Ambos os pré-candidatos, segundo o juiz Bowman, poderão permanecer na disputa eleitoral.

Este assunto também gerou polêmica nas eleições de 2008 e 2012, ambas vencidas por Obama. Um grupo de conservadores, entre eles Trump, lançaram campanhas em que afirmavam que o presidente americano não tinha nascido no Havaí, como diz sua certidão de nascimento, mas no Quênia, como seu pai.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos