Kerry acompanhará Obama em viagem a Cuba no final do mês

Washington, 4 mar (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, acompanhará o presidente Barack Obama em sua visita a Cuba no final deste mês, depois de descartar viajar antes do governante para antecipar assuntos em matéria de direitos humanos.

Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, antecipou que Obama, que estará na ilha de 21 a 22 de março, pretende se reunir com alguns dissidentes políticos dentro de Cuba, um encontro cuja "lista de convidados" será determinada "exclusivamente pela Casa Branca".

O secretário de Estado sugeriu na semana passada em uma audiência no Congresso que viajaria antes à ilha e assumiria as negociações sobre direitos humanos. Este assunto, provavelmente o mais tenso no processo de normalização de relações, até agora era liderado na parte americana pelo subsecretário de Estado para Democracia e Direitos Humanos, Tom Malinowski.

Earnest negou que haja algum tipo de desacordo entre a Casa Branca e o Departamento de Estado sobre como tratar as preocupações sobre as violações dos direitos humanos em Cuba, e reiterou que Kerry estará sentado ao lado do presidente nessa reunião com dissidentes.

"Não haverá nenhuma intervenção do governo cubano sobre os integrantes dessa lista", ressaltou o porta-voz.

O porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, explicou em sua entrevista coletiva diária que Kerry teve uma série de problemas de agenda para fixar finalmente uma viagem anterior à do presidente, por isso "escolheu" ir com Obama.

Kirby frisou que os Estados Unidos "continuam preocupados com os direitos humanos" no país caribenho, e "essas preocupações continuam sendo válidas", mas advertiu que o governo continua "acreditando que se abrir com Cuba e ter uma relação é a maneira de começar uma conversa com todo o mundo" dentro do país.

Em agosto, Kerry viajou a Havana para inaugurar formalmente a embaixada americana em Cuba, na primeira visita em 70 anos de um chefe da diplomacia americana à ilha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos